Description
Luis de Camoes | Luís de Camões. El Humanismo en su Obra Poética. Los Lusiadas y Las Rimas en La Poesía Española (1580-1640)
Asensio, Eugenio; e Pina Martins, José V. de
Fundação Calouste Gulbenkian. Centro Cultural Português, Paris, 1982.
ix – 108, [ii] páginas (24 x 1,5 x 17cm).
Brochado | Tapa blanda. Ilustrado em extratexto sobre 30 páginas de papel couché verde, com a reprodução de frontispícios e páginas de edições e manuscritos dos séculos XVI e XVII.
Exemplar por abrir.
Livro em Castelhano | Libro en Castellano
PT
Contém introdução sobrescrita pelos dois autores, índice onomástico, índice das ilustrações e índice geral. Pina Martins estuda as questões sobre a relação dos Lusíadas com o «génio» do povo português, a sua relação com o humanismo renascentista e a actualidade do que designa por «humanismo poético» de Camões. Eugenio Asensio estuda a influência dos Lusíadas e das Rimas de Camões, nos poetas espanhóis, até 1640, com a revelação de factos e textos inéditos e demonstrando que Camões era muito conhecido em Espanha ainda antes de morrer e que passou logo a ser considerado um clássico. O autor limita o seu trabalho ao estudo da influência dos Lusíadas e dos sonetos camonianos. Quanto à epopeia defende a tese que as duas traduções espanholas publicadas logo em 1580, foram realizadas por influência de Filipe II, neto e filho de Portugueses e criado por aias portuguesas.
Reviews
There are no reviews yet.