Description
Revista Presença
AA. VV. (José Régio, Adolfo Casais Monteiro, João Gaspar Simões, Branquinho da Fonseca, Miguel Torga, Aquilino Ribeiro, Edmundo de Bettencourt, Carlos Queiroz, etc.) Edição Facsimilada Compacta (três volumes completa)
Contexto Editora, Lisboa, 1993
Capa mole com ilustração editorial | Pictorial Paperback. 1100 páginas | pages.
Cada volume tem aproximadamente 300 a 350 páginas.
Profusamente Ilustrado | Profusely Illustrated
ISBN
Livros em muito bom estado. Quase novos | Books in very good condition.
Idioma | Language: Português | Portuguese
Estes três volumes contêm todos os 54 números da revista literária Presença, facsimilados.
PT
“A revista “Presença” foi uma das mais importantes publicações culturais do século XX em Portugal. Herdeira de “Orpheu”, encontrou em José Régio e muitos outros artistas uma nova forma de ser moderna.
Há precisamente 90 anos, a 10 de março de 1927, era publicado, em Coimbra, o primeiro número da revista literária “Presença – folha de arte e crítica”, dirigida por José Régio, Branquinho da Fonseca e João Gaspar Simões. Sucessora de “Orpheu”, tornou-se o estandarte da segunda vaga do movimento modernista, iniciado em Portugal por artistas como Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros ou Amadeo de Souza-Cardoso. Autores que ajudou a divulgar, mas dos quais se distanciou, com uma abordagem menos politizada, sem a febre de uma agitação social, mais introspetiva e influenciada indelevelmente pelo universo de Freud.
A magazine artística – adjetivada pelo ensaísta Eduardo Lourenço como uma “contra-revolução do modernismo português” – deu a conhecer, ao longo de 13 anos e 54 edições, nomes como Fausto José, Edmundo de Bettencourt, Miguel Torga, Adolfo Casais Monteiro, Alberto de Serpa, o “homem duplicado” Julio-Saul Dias, Mário Eloy, António Botto, Irene Lisboa (com o pseudónimo poético de João Falco), entre muitos outros “presencistas””.
In André Manuel Correia , https://expresso.pt/cultura/2017-03-10-Ha-90-anos-ficou-marcada-a-Presenca-do-modernismo-Regio
Colaboraram na Presença, para além dos homens do Primeiro Modernismo, Adolfo Correia Rocha, mais tarde conhecido pelo seu pseudónimo Miguel Torga, Aquilino Ribeiro, Edmundo de Bettencourt, Carlos Queiroz, Júlio / Saul Dias e uma toda uma geração de poetas, prosadores, pensadores e artistas plásticos, justamente chamada “a geração da presença”, ou dos presencistas.
Embora só secundariamente se tenha ocupado da arte, a Presença publicou textos sobre essa área de Diogo de Macedo, José Régio, etc.; e a combatividade da revista serviu para apoiar o I Salão dos Independentes de 1930. Colaboraram artisticamente na Presença, entre outros: Almada Negreiros, Júlio, Diogo de Macedo, Dordio Gomes, Sarah Afonso, Arlindo Vicente, Bernardo Marques, Mário Eloy, João Carlos, Paulo Ferreira, Ventura Porfírio, Arpad Szenes, Maria Helena Vieira da Silva (em 1940), etc.
Na revista divulgaram-se também as principais obras de escritores europeus da primeira metade do Século XX, tais como Marcel Proust, André Gide, Paul Valéry, Guillaume Apollinaire e Pirandello. As páginas da Presença serviram ainda para a promoção e intercâmbio literário com vários poetas e prosadores brasileiros, à margem das iniciativas oficiais.
In http://www.bibliofeira.com/livro/720836660/presenca-edicao-facsimilada-compacta-3-volumes-completo/
Reviews
There are no reviews yet.