António Lobo Antunes. Fotobiografia

20.00

António Lobo Antunes. Fotobiografia | Tereza Coelho | Editora Dom Quixote, Lisboa, 2004 | Capa dura com sobre-capa com ilustração editorial | Hardcover with pictorial illustrated dust-jacket | 254 páginas | pages. 21,8 x 30,5 x 2 cms

 

Description

António Lobo Antunes. Fotobiografia
Tereza Coelho
Editora Dom Quixote, Lisboa, 2004
Capa dura com sobre-capa com ilustração editorial | Hardcover with pictorial illustrated dust-jacket | 254 páginas | pages. 21,8 x 30,5 x 2 cms | ISBN 9789722027618 | Profusamente Ilustrado | Profusely Illustrated | Livro em muito bom estado | Book in very good + condition
PT

A comemorar os 25 anos de vida literária do escritor António Lobo Antunes, um dos nossos maiores romancistas contemporâneos e dos autores mais traduzidos no estrangeiro, chega-nos esta Fotobiografia, organizada por Tereza Coelho, em estreita colaboração com o escritor. Como a própria explicou ao JL (15/9/04) “é uma fotobiografia literária”, realçando-se no entanto que, dado o cariz muitas vezes autobiográfico da obra de Lobo Antunes, “o livro terá bastante de pessoal”. Foi um trabalho intenso de pesquisa, que levou três anos a realizar (diz Teresa Coelho que o escritor tem por hábito “deitar tudo fora” e muita da recolha de documentos e fotografias foi feito a partir da generosa colaboração de amigos).
Há uma abundante documentação sobre as casas onde o escritor viveu e escreveu, fala-se dos hospitais onde Lobo Antunes, também médico psiquiatra, exerceu, dos pais e irmãos, dos seus editores (o português e os estrangeiros) e da vasta repercussão internacional da sua obra.

“Trata-se de um excelente trabalho de Tereza Coelho. Consegue, a autora, ao longo de todo o livro, manter um equilíbrio notável entre a admiração assumida pela obra do escritor e uma análise científica rigorosa dos materiais recolhidos que permitem compreender a gestação da obra literária do escritor e dos traços humanos mais significativos da sua personalidade. Mais do que qualquer ensaio crítico ou académico sobre a obra de Lobo Antunes, esta fotobiografia oferece ao leitor comum como eu as chaves indispensáveis para decifrar uma produção literária tão variada e complexa.”
Francisco Allen Gomes, In Mil Folhas (Público), 02 de Janeiro de 2005

Reviews

There are no reviews yet.

Be the first to review “António Lobo Antunes. Fotobiografia”

Your email address will not be published. Required fields are marked *