Livro do Português Errante

8.00

Livro do Português Errante
Capa mole com ilustração editorial | Pictorial Paperback. 88 páginas | pages. 15,9 x 20,9 x 1 cms

 

Description

Livro do Português Errante
Alegre, Manuel

 

Dom Quixote
Capa mole com ilustração editorial | Pictorial Paperback. 88 páginas | pages. 15,9 x 20,9 x 1 cms
Ilustrado | Illustrated
ISBN 9789722019088
Livro em muito bom estado. Quase novo | Book in very good condition.
Idioma | Language: Português | Portuguese

 

PT
Manuel Alegre (Prémio Pessoa 99) surge com um novo livro de poemas, “Livro do Português Errante”, um livro feito de errâncias e evocações, interiores e exteriores, pela vida (“Querida Sophia: como os índios do seu poema / também eu procurei o país sem mal. / Em dez anos de exílio o imaginei”), pela poesia (“Por um caminho à noite caminhava / caminhava de noite sem sentido / pela própria cadência era levado / caminhava movido por um ritmo/ a música interior que mais ninguém/ ouvia.”), um livro de interrogações (“Não sei como se ressuscita / no terceiro dia/de cada sílaba/ nem se há palavra para voltar/ do grande rio do / esquecimento./ Não se no terceiro dia/ alguém me espera. Ou se/ ninguém.”), de inconformismo.

«O tecido da arte poética de Manuel Alegre é como um rio que bate nas rochas e segue, sem desvios, ao encontro da terra prometida; à procura do homem libertador. Quando tudo parece já dito, Manuel Alegre ousa o “indescoberto” forjado no sonho, na insubmissão e na coragem da palavra-carne, da palavra-alma, da palavra-voz, da palavra-amor. E nasce “(…) Um livro. Sempre. /Um livro que se escreve e não se escreve/ou se reescreve junto /ao mesmo mar.” Nasceu “Livro do Português Errante” (…)

«A lírica de Manuel Alegre com um registo de sempre: o inconformismo e a luta por ideais que dignifiquem o ser. Uma poesia intensa no ritmo e na musicalidade. Uma arte poética fermentada na interioridade dos sentidos, em “movimento perpétuo” de partilha. Poesia errante e poesia amante. Poesia acordada pela dor de muitas feridas; poesia de muitos encantos e desassossegos. Poesia que sangra, porque se ama e se dá, solidária.»
Maria Augusta Silva, Diário de Notícias

Reviews

There are no reviews yet.

Be the first to review “Livro do Português Errante”

Your email address will not be published. Required fields are marked *