Description
Pintura dos Mestres do Sardoal e de Abrantes
AA.VV
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1971
Capa mole com ilustração editorial | Pictorial Paperback. 173 páginas | pages. 26 x 24 x 1,8 cms
Profusamente Ilustrado a cores e a preto-e-branco, tudo extra texto | Profusely Illustrated, both inb colour and in black-and-white (all plates)
Livro em muito bom estado. Quase novo | Book in very good condition.
Idioma | Language: Português | Portuguese
PT
Não sendo ainda uma raridade bibliográfica, este belo livro é a primeira exploração e demonstração académica a sério das obras do chamado Mestre do Sardoal. Aqui se apresentam, de um modo metódico e consistente (e muitos pela primeira vez a cores), as tábuas constituintes dos antigos retábulos que decoraram as igrejinhas da região do Sardoal e muitas outras que serviram a devoção de tantos em igrejas, conventos e mosteiros de todo o Portugal.
Catálogo da Fundação Calouste Gulbenkian sobre as Pinturas dos Mestres do Sardoal e de Abrantes. Exposição em Outubro de 1971. Obra inteiramente impressa em papel couché, com textos de João Couto, Luís Reis Santos, Armando Vieira Santos e outros, como introdução ao excelente catálogo das Pinturas dos Mestres do Sardoal e de Abrantes. 1971. Obra sem numeração de página, copiosamente ilustrada, a cores e p/b.
O Mestre do Sardoal ou Mestres do Sardoal são hoje frequentemente identificados com a oficina, sediada em Coimbra, de Vicente Gil, continuada pelo seu filho Manuel Vicente e pelo neto Bernardo Manuel. Este(s) pintor(es) marca(m) a transição do século XV para o século XVI. A sua ação insere-se no contexto da pintura manuelina, estilo que coincide na Europa com o final da Idade Média e início do Renascimento.
Reviews
There are no reviews yet.