Soajo. Entre Migrações e Memória. Estudos sobre uma sociedade agro-pastoril de identidade renovada.

18.50

Soajo. Entre Migrações e Memória. Estudos sobre uma sociedade agro-pastoril de identidade renovada.
Capa mole com abas e cadernos cosidos / Couverture souple-broché cousu / Softcover, original illustrated wrappers. In-4to., (25 x 2,2 x 18cm). 311 – [3] páginas / pages.

 

Description

Soajo. Entre Migrações e Memória. Estudos sobre uma sociedade agro-pastoril de identidade renovada.
Callier-Boisvert, Colette

Cãmara Municipal de Arcos de Valdevez, Centre Culturel Calouste Gulbenkian, Paris, 2004.
In-4to., (25 x 2,2 x 18cm). 311 – [3] páginas / pages.
Numerosas fotos a cores e a preto e branco, assim como esquemas, gráficos e um mapa desdobrável / Nombreuse photos en coleur et noir et blanc, carte dépliante, plans et dessins, hors texte / Plentyful colour and black and white photos, maps, plans and drawings, all plates.
Capa mole com abas e cadernos cosidos / Couverture souple-broché cousu / Softcover, original illustrated wrappers.
Em muito bom estado – como novo / Condition: très bon état – neuf / very good + as new.
Foto a cor no frontispício e texto em português / Photo en couleur en frontispice / Frontispiece of a full-page color reproduction.
Livro em Português / Introdution et textes en portugais / Intro and texts in portuguese

 

PT
Mas como é que Soajo surgiu como objeto de investigação? Callier-Boisvert visitou Soajo, pela primeira vez, no início dos anos sessenta do século passado, e aí regressou no final dos anos oitenta, voltando, depois, todos os anos até 1998. Foi esta relação, quase “umbilical”, com a realidade de Soajo, apesar do hiato de 23 anos sem visitas a Soajo, que esteve na base da compilação dos artigos de cariz antropológico, nos quais a autora conta e explica, de maneira fundamentada, relevantes mudanças estruturais que foram acontecendo em Soajo.

De acordo com a vasta literatura existente, o livro Soajo, entre Migrações e Memórias. Estudos sobre uma sociedade agro-pastoril de identidade renovada entrecruza três temas: a emigração, vista como um elemento estrutural e constante, com a qual (quase) todos lidam para atenuar o seu impacto na comunidade; a dialética entre público/privado e individual/coletivo; e os processos identitários, segundo uma lógica de resistência e adaptação em relação a um contexto de mudança. Ou seja, o livro de 317 páginas (publicado em 1999), que compila artigos assentes na longa relação da investigadora com Soajo, faz uma análise antropológica acerca da relação entre tradição e mudança, tendo como âncora a dinâmica social que foi marcando a segunda metade do século passado.

Reviews

There are no reviews yet.

Be the first to review “Soajo. Entre Migrações e Memória. Estudos sobre uma sociedade agro-pastoril de identidade renovada.”

Your email address will not be published. Required fields are marked *