Description
Em Torno de Baião. Contributos para a História Económica e Social de Baião (6 vols)
AA, VV.
Caleidoscópio, Lisboa, 2015, 2016
Capa mole com ilustração editorial | Pictorial illustration softcover | Couverture souple avec illustration éditeur.
6 vols – 1278 páginas | pages (total). 28,3 x 21,4 x 2 cm.
1ª Edição | 1ere edition | First edition.
500 exemplares de cada volume publicados unicamente!
Papel de alta qualidade | Papier d’haute qualité | High quality paper
Profusamente Ilustrado | Profusely Illustrated | Abondamment ilustré
Livro em muito bom estado | Book in very good + condition | Condition: très bon état.
Idioma | Language: Português | Portuguese | Portugais
NOTE TO NON-PORTUGUESE NATIVE SPEAKERS OR FOREIGN CUSTOMERS:
Some books written in Portuguese might not have a short introduction in English in Product Details, because we gather that if you are interested in it, you understand the language. If you are reading this, that is one of the cases. Nevertheless, we welcome your queries and if you need anything about a specific book written down in English, please do not hesitate to contact us. Thank you.
Apresentamos um conjunto de seis volumes de uma série de 10 que constituem a coleção “Em Torno de Baião – Contributos para a História Económica e Social de Baião”. Obra monumental e de enorme fôlego, soberbamente conseguida e escrita por nomes credenciados, com uma pesquisa iconográfica rica e que tem por objectivo relatar de uma forma pluridisciplinar, desde as origens, a história de Baião.
VOLUMES PUBLICADOS E À VENDA NO NOSSO WEBSITE:
Volume 1
Baião. Em Torno do Território
de Elsa Pacheco, Antonio Cósta e Laura Soares
ISBN: 9789896584269
Páginas: 166
500 exemplares publicados unicamente!
A Geografia de Baião é aqui abordada na perspetiva da construção de territórios sobre quadros naturais de rara beleza que integram paisagens de vale e montanha, sem esquecer o rio Douro que lhe serve de limite a sul. As características biogeofísicas, o posicionamento regional e as políticas de desenvolvimento justificam amplamente as dinâmicas de vida das populações e a afirmação do seu poder de atração e visibilidade em várias escalas geográficas. Admite-se, portanto, que é na preservação da natureza e na atividade das pessoas que se identificam os caminhos para a excelência da ação, para a diferenciação e para a afirmação da identidade dos baioneneses.
Volume 2
Baião. Em Torno do Ano Zero
de Lino Tavares Dias
ISBN: 9789896583194
Páginas: 216
500 exemplares publicados unicamente!
O território de Baião foi marcado, há cerca de 2000 anos, por infraestruturas que o reordenaram, ao mesmo tempo que o integravam politicamente no mundo em que Roma empresava. Situado no lime atlântico do Império romano, no Noroeste da Hispânia, este território integrava a província Tarraconense, em capital em Tarraco, atual Tarragona, na costa mediterrânica. Um longo período de desenvolvimento, motivado pelo imperador Augusto, em torno do ano zero, induziu um ambiente de apologia da segurança e de organização das populações dispersas. O progresso foi sentido nos territórios que Roma foi agregando ao longo de séculos. A tranquilidade e a paz asseguradas pelos exércitos, pelo latim como língua que se pretendia comum, pela construção de cidades e de estradas, pela moeda e pelas dinâmicas económicas, manifestaram-se como sinónimo de romanização.
Volume 3
Baião em Torno do Ano 500
de Almeida Magalhães
ISBN: 9789896583125
Páginas: 152
500 exemplares publicados unicamente!
A cristianização da Europa, a queda do império romano, a chegada de novos povos e a redefinição do Continente estenderam-se por um alargo tempo em torno do ano 500. É este período retratado pelo professor Arlindo de Magalhães de uma forma clara e muito ilustrada, fazendo um percurso pela história da cultura e das mentalidades, da religião. É um livro importante também para a história da arte e para o estudo da iconografia religiosa, tantos são os exemplos que o autor nos oferece.
Volume 4
Baião. Em torno do Ano 1500
de Joel Silva Ferreira Mata
ISBN: 9789896583491
Páginas: 232
500 exemplares publicados unicamente!
No estudo que agora se apresenta pretende-se analisar o perfil sociológico e económico dos habitantes do concelho de Baião, tendo como referencial cronológico o ano de 1500, abrangendo a organização familiar, o trabalho agrícola, a pesca; a capacidade para semear os campos e as leiras, plantar vinhas, olivais e soutos, e no fim pagarem as rendas e as múltiplas formas de tributação. Aos agricultores opõem-se as elites formadas pelos que viviam nas quintãs e os oficiais que ocupando os diversos cargos administrativos e judiciais se afirmavam pelo domínio da escrita e pela aplicação da lei.
Volume 5
Baião em Torno de 1800-1910
de Jorge Fernandes Alves
ISBN: 9789896583132
Páginas: 256
500 exemplares publicados unicamente!
Partindo da distinção entre espaço e território, produzimos uma abordagem histórica de Baião questionando a ação dos atores que, nesse espaço, sedimentaram um território com diferentes tipos de relações e apropriações, conferindo relevo aos domínios económico-social e político de Oitocentos. Procura acompanhar o aflorar do Liberalismo monárquico em Baião, nas suas afirmações e nas resistências que suscita, no jogo dos poderes públicos e dos interesses locais e individuais, perspetivando a sua incidência administrativa.
Volume 6
Baião em Torno de 1910-2013
de Jorge Fernandes Alves
ISBN: 9789896584481
Páginas: 256
500 exemplares publicados unicamente!
Revisitando o tempo histórico de Baião (1910-2013), enquadrado em três regimes diferentes – República, Ditadura/Estado Novo e Democracia, o presente volume procura aplicar à análise realizada uma grelha de observação organizada em três dimensões estruturantes – território, pessoas e poderes. Neste quadro, damos especial relevo ao poder local, ao nível municipal, captando o voluntarismo republicano num meio onde o poder dos monárquicos era ainda considerável, a emergência das soluções autoritárias com a institucionalização do Estado Novo para controlo da população, bem como a posterior construção do poder local no decorrer do período democrático, criado com a revolução de 25 de Abril. Procuramos, essencialmente, observar o efeito das políticas de cada período no território e na sua resposta às necessidades das pessoas.
Reviews
There are no reviews yet.